Estudo do Meio em Brasília

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18 de outubro de 2011

   Desde o ano de 2007 o Ensino Médio do Colégio Antares realiza estudo do meio na cidade de Brasília. O objetivo principal é o contato dos alunos da segunda série do Ensino Médio com a realidade política institucional do país.

   A criação da capital no planalto goiano, a infraestrutura que sustenta os três poderes, a história das cidades satélites, a arquitetura moderna de Oscar Niemeyer e o planejamento urbano figuram entre os principais temas aí abordados. Em 2010 o referido estudo não aconteceu em função das eleições federais e estaduais, que, por natureza, transformaram a rotina política da capital federal. Por isso, em 2011, participaram alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, entre os dias 26 de setembro e 01 de outubro. A sistematização abaixo é organizada conforme o cronograma de estudo que os alunos seguiram:

 

Rampa de acesso ao Congresso Nacional  (NEVES, 2011)

 

27/09 – Terça Feira: Praça dos Três Poderes, Vila Estrutural e setor das mansões

   A Praça dos Três Poderes é o centro político da capital. Chegamos logo pela manhã, por volta das 9h. Do centro da praça os alunos puderam observar os símbolos da democracia brasileira: Palácio do Planalto (Poder Executivo), Tribunal Superior de Justiça (Poder Judiciário) e Congresso Nacional (Poder Legislativo).

   Próxima à Praça dos Três Poderes também está a Catedral Metropolitana, construção expressiva do modernismo de Oscar Niemeyer. Nesses locais os professores trabalharam a história de Brasília, o significado da democracia e a importância dos traços da arquitetura modernista para a construção social e artística do Brasil.

   No período da tarde o estudo se encaminhou para a Vila Estrutural, demonstração clara dos problemas das cidades satélites. Os alunos presenciaram as carências da população que vive na área, ocupação iniciada logo após a inauguração de Brasília em 1960. Posteriormente, o estudo foi no setor das mansões, Zona Sul da capital. O conteúdo que moveu a pesquisa foi a construção do espaço urbano, as contradições, os agentes imobiliários e o papel do Estado na segregação social e espacial.

Catedral Metropolitana (NEVES, 2011)

Ponte JK (NEVES, 2011)

Alunos da 2ª série do Ensino Médio em frente ao Palácio do Planalto (NEVES, 2011)

 


Alunos da 3ª série do Ensino Médio no interior da Catedral Metropolitana (TASSI, 2011)

Supremo Tribunal de Justiça (TASSI, 2011)

 

28/09 – Quarta-feira: Museu da Imprensa, Museu JK e Antena da TV

   O Museu da Imprensa é lugar obrigatório do nosso estudo em Brasília, sobretudo pela discussão ampla do papel da imprensa na formação e na vida política atual do Brasil. Nesse espaço os alunos entram em contato com a história da imprensa mundial e brasileira, desde a criação da imprensa de Gutenberg, em meados do século XV, passando pela Vinda da Família Real ao Brasil em 1808 e o significado da imprensa livre para a democracia. Machado de Assis, a criação das universidades brasileiras, Dom João VI, a produção dos livros no Brasil e o Diário Oficial enriqueceram também compõem a pauta de discussão.

   O período JK (1956-1961) revela um capítulo importante da história do Brasil. O ideal de modernização, representativo da economia naquele período, pode ser mais bem compreendido pelos incentivos dados para o capital estrangeiro se instalar no Brasil, principalmente no setor automobilístico, pela construção de infra-estrutura para a indústria, através da transferência da capital e de políticas voltadas para a classe média. Nesse caso, o museu JK é importante porque conta a história do ex-presidente, desde o início da sua trajetória política em Minas Gerais, até a cassação dos direitos políticos pela Ditadura Militar e a trágica morte em 1976.

   Já na Antena da TV, lugar comumente visitado pela vista ampla que proporciona, é possível observar o planejamento urbano de Lúcio Costa. Daí é possível ver o Plano Piloto, com o Eixo Estrutural, e as Asas Norte e Sul. A localização dos setores também é facilmente compreendida como o dos ministérios, o das superquadras e o residencial.


Alunos Leonardo, Andréia, Felipe e Henrique em frente ao Museu JK (TASSI, 2011)

Modelo de impressão de Gutenberg com as divisões dos tipos a serem montados para compor  a impressão de livros (NEVES, 2011)

Prelo “Machado de Assis” (NEVES, 2011)


Alunos da 3ª série do Ensino Médio diante da primeira máquina de impressão de Brasília, transportada para a capital em 1960 (TASSI, 2011)


29/09 – Quinta-feira: Congresso Nacional e Embaixada da Venezuela

   O ponto alto da visita foi o estudo realizado na quinta-feira. Nesse dia sentimos mais próximo o dinamismo da vida política oficial do Brasil. No Congresso Nacional conhecemos os principais bastidores da conturbada democracia brasileira. A imensidão do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, bem como as salas em anexo, em que trabalham assessores e funcionários do legislativo impressionaram pela estrutura e dinâmica de funcionamento. Os alunos percorreram os corredores do Congresso e ouviram explicações importantes sobre o papel das duas casas e as formas como a intervenção política da população efetivamente pode se desenvolver. A participação da sessão na Câmara dos Deputados e o debate em torno do Senado coroaram a visita no maior símbolo da democracia brasileira.

   No setor das embaixadas o que mais impressiona é a demanda administrativa e a estrutura que envolve a relação entre os países. Construções imensas, em áreas não menos imponentes, associadas a fortes esquemas de segurança e ao elevado número de funcionários demonstram externamente a importância das relações internacionais. Internamente foi possível conferir a função das embaixadas a partir do estudo realizado na representação da Venezuela. Além do conhecimento do país vizinho, os alunos debateram com os responsáveis da embaixada o estágio da relação entre os países, principalmente no continente americano.


Os alunos Jair, Caio, João e Ricardo no Senado Federal (NEVES, 2011)

 
As alunas Maíra, Júlia, Ana Paula e Andréia no saguão de acesso ao Senado Federal (NEVES, 2011)


Visão panorâmica do Eixo Estrutural – ao fundo o Congresso Nacional (NEVES, 2011)


Vista panorâmica Asa Norte – Torre da TV (NEVES, 2011)


Brinde em forma de lápis oferecido pelo governo JK em campanha política por Minas Gerais. O lema resume bem o que foi o seu governo: Energia, Transporte, Máquinas, rádios e bicicletas – Museu JK (NEVES, 2011)


30/09 – Sexta-feira: Ministério da Integração Nacional e Ministério da Saúde

   Para finalizar, a esplanada dos ministérios. Pela manhã, fomos recebidos no Ministério da Integração Nacional, em que o representante da casa apresentou o projeto de Transposição do São Francisco, o tema mais importante da política para a integração do país na atualidade. Houve debate em torno do projeto e da política regional do Nordeste. Alguns alunos foram entrevistados e o estudo foi destaque no site do Ministério da Integração.

   No período da tarde os alunos entraram em contato com a política nacional de saúde. Durante mais de duas horas foi possível ouvir e questionar o papel do ministério e a qualidade do serviço no Brasil. É importante que alunos do Ensino Médio participem desse debate, já que o sistema público de saúde no Brasil é o maior do mundo e compõe uma das grandes problemáticas na relação entre o Estado e a sociedade Civil.

Ministério da Integração Nacional – Esplanada dos Ministérios (TASSI, 2011)


Ministério da Saúde (TASSI, 2011)
 

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