Nossa História
No ano de 1980 foi criado o Colégio Antares, uma iniciativa das educadoras Maria Ignez de Queiroz e Maria Helena Balancin Guzzo que sonhavam em realizar uma educação que conferisse luz própria aos seus alunos.
As educadoras idealizaram o projeto educacional com outros especialistas da área, sob o seguinte questionamento: Pode a escola, sem perder de vista a necessidades burocráticas e legais formar alunos aptos ao desempenho de suas funções sociais, num mundo de múltiplas e rápidas transformações?
Tendo por pressuposto que uma das funções da escola é responsabilizar o educando para o seu próprio processo formativo e de seu grupo social; encorajá-lo a posicionar-se e assumir as consequências de seus atos e decisões; dotá-lo de experiências e conhecimentos no nível da complexidade que lhe assegure adequação ao meio e, incentivá-lo a participar e contribuir para a melhoria desse meio. Assim, surge a proposta educacional do Colégio Antares.
A nossa história, ao longo dos anos, sustenta-se na filosofia do seu surgimento, sempre considerando os diferentes momentos de cada época, as mudanças e transformações que ocorrem na sociedade, ajustando às necessidades, exigências e tendências pedagógicas que fundamentam todo processo educativo.
Em 1987 os pais assumiram a administração financeira do colégio Antares e foi criada a FAEC – Fundação Antares de Educação e Cultura (clique para saber mais sobre a FAEC), entidade sem fins lucrativos, que passou a ser mantenedora do colégio.