Para o colégio Antares, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança acontecem nas interações com a sociedade, a cultura e a própria história de vida. O fazer pedagógico na educação infantil do colégio Antares se desenvolve ancorada em três pilares:
A construção de vínculos com as diferentes áreas de conhecimento se inicia na educação infantil. A busca da aprendizagem e do desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes refletem a compreensão de fatos e conceitos, a construção da autonomia e o exercício da colaboração e da ética.
O projeto de estudos é estratégia privilegiada de intervenção pedagógica e favorece a investigação, a pesquisa e o estudo como ações específicas da cultura escolar.
Os grupos de crianças constroem significados à medida que dialogam entre si, com as professoras e com os diferentes instrumentos culturais disponíveis. Na educação infantil, a criança se empenha para compreender tanto o universo do cotidiano quanto as manifestações do conhecimento formal. Nesse sentido, os principais objetivos dos projetos de estudos são:
• Estimular a prática da pesquisa científica;
• Ampliar o universo de conhecimentos;
• Possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento das categorias superiores de pensamento.