Eratosthenes Experiment | Colégio Antares
Infantil
Fundamental
Ensino Médio
Pré-Vestibular
Profissional

Banco de Imagens

Notícias

Artigos

Eratosthenes Experiment

27 de abril de 2018

 Eratóstenes, foi um talentoso matemático, geógrafo, bibliotecário, além de astrônomo que fez contribuições importantes para a ciência.

Em 240 a.C., o astrônomo grego Eratóstenes calculou a primeira medida da circunferência da Terra observando os ângulos das sombras em duas cidades no Solstício de Verão na cidade de Syene, (atual Assuã) e Alexandria no Egito. Realizando os cálculos corretos, usando seu conhecimento de Geometria e a distância entre as cidades, Eratóstenes  foi capaz de fazer um cálculo notavelmente preciso da circunferência da Terra. As únicas ferramentas de Eratóstenes eram bastões, olhos e cérebro; além de um entusiasmo pela experiência. Com essas ferramentas ele deduziu corretamente essa medida com alta precisão, há mais de 2200 anos.

Pelo terceiro ano consecutivo, o alunos das turmas de 9º anos do Ensino Fundamental, orientados pelos professores das disciplinas de Bases Geométricas e de Geografia têm participado do projeto Eratothenes Experiment, organizado pela Inspiring Science Education -  Eratosthenes Experiment  to get a glimpse of fundamental science!, com sede na Grécia. Trata-se de um experimento com abrangência mundial que, em 2017, contou com mais de 670 escolas participantes de todos os continentes.

A experiência foi realizada no dia 21 de março de 2018 (Equinócio de outono no Hemisfério Sul e Equinócio de primavera no Hemisfério Norte), empregando conceitos utilizados por Eratóstenes, como o registro da medida da sombra de um bastão no meio dia solar e cálculos empregando conhecimentos de Geometria. O registro em foto dessa experiência foi enviado para a Comissão Organizadora do evento.