XIX Mostra Científico-Cultural 2024 - Aprender pra Valer

Infantil


Fundamental


Novo Ensino Médio


Pré-Vestibular


Profissional


Notícias Bancos de Imagens

05 de março de 2024

XIX Mostra Científico-cultural 2024 – Colégio Antares
Aprender pra valer

 

O que nos faz aprender?

Como uma habilidade ensinada nas séries iniciais pode perdurar por uma vida toda?

Dentre as várias explicações possíveis, a Teoria da Aprendizagem Significativa se destaca.

Ao construir essa teoria, David Paul Ausubel (1918-2008) demonstra que o fator isolado mais importante para o desenvolvimento de uma nova aprendizagem é a estrutura de conhecimento que já possuímos.

O sucesso e a permanência do significado em nossa estrutura cognitiva dependem da consideração dos conceitos correlatos, construídos em momentos anteriores.

Para escolas, alunos e professores a Teoria da “Aprendizagem Significativa” é indispensável e permite ir além da simples memorização, decoreba e efemeridade das avaliações.

Construir significados e sentidos de conteúdos e habilidades desde as menores idades e em todos os momentos da escola é essencial para que adolescentes, jovens e adultos tenham maior potencial cognitivo. Cuidar do ensino significativo na idade certa é estimular o desenvolvimento de pensamento lógico para toda vida: mercado de trabalho, vestibular, concursos e continuidade da aprendizagem em níveis mais elevados...

Em 2024, a nossa XIX Mostra Científico-cultural explorará a aprendizagem significativa no Colégio Antares.

Alunos e professores escolherão temas específicos do respectivo ano/série e, por meio da montagem de projeto, pesquisa e exposição, demonstrarão as diferenças entre a Aprendizagem Significativa e outros tipos de aprendizagem.

 

Mais Notícias