18 de setembro de 2013
Na última sexta-feira (13), os alunos do curso Pré-Vestibular do Antares foram a São Paulo, na USP, para participarem do “Ciclo de Palestras sobre politica e Literatura na Fuvest”.
Na primeira etapa do ciclo, neste último dia do evento, o pesquisador Douglas Anfra falou sobre as relações entre o Estado e o aparato de repressão policial. Em seguida foi realizada a palestra sobre a redação da Fuvest, com a educadora Sybille Ariano.
Por ser um evento aberto, os alunos tiveram a oportunidade de confrontar seus posicionamentos com ideias e argumentos de vestibulandos de outras realidades sócio-culturais, verificando que o conhecimento não tem fronteiras ou restrições econômicas.
Segundo a coordenadora do curso Pré-vestibular, que acompanhou os vestibulandos, “a atividade foi muito importante para os alunos, que participaram ativamente dos debates”, disse. O professor Juliano também acompanhou o grupo.
Veja o comentário dos alunos sobre o evento:
“A ida a São Paulo a fim de assistirmos a palestra sobre a repressão policial nos protestos que tomaram conta do Brasil nos últimos meses e sobre a conduta controversa da Polícia Militar se mostrou muito interessante, pois pudemos entender vários âmbitos de uma questão em constante repercussão na mídia brasileira.
Além disso, a palestra sobre a redação no vestibular da Fuvest foi muito importante para estabelecer um padrão e evitar possíveis erros na elaboração daquilo que vem se configurando como a parte mais importante do processo avaliativo em muitas universidades.”
Matheus Santarosa Cassiano – Pré-Vestibular Integral
“A nossa ida a São Paulo na USP para o acompanhamento do ciclo de palestra, realizada pela mesma, foi muito interessante no sentido de abrir horizontes na discussão que está em constante debate no Brasil devido aos últimos acontecimentos: o comportamento da polícia militar no Brasil.
A segunda palestra, mais diretamente direcionada ao vestibular, teve função, ainda, em orientar a lapidação das estruturas de escrita já conhecidas, e possibilitou que se colocasse em pauta muitas das dúvidas mais frequentes sobre as redações no vestibular.
Além disso, a experiência permitiu que muitos dos alunos do pré-vestibular conhecessem a Universidade e sentissem ainda mais a vontade de estar num ambiente universitário em breve.”
Ana Paula Rosolen – Pré-Vestibular Matutino
“A visita ao campus da Faculdade de Educação da USP e as palestras ministradas por mestres formados na instituição foram de grande proveito para a formação intelectual e preparação dos vestibulandos para as provas subsequentes. Destaque à questão da desmilitarização da polícia abordada pelo palestrante Douglas Arfa, discussão inadiável, de notável importância para a sociedade democrática, visto o processo de criminalização da juventude negra de baixa renda pelo aparato estatal e a injustificável repressão violenta aos recentes protestos.”
Vinícius Lobato – Pré-Vestibular Integral