Rosely Sayão no Antares

Infantil


Fundamental


Novo Ensino Médio


Pré-Vestibular


Notícias Bancos de Imagens

11 de outubro de 2011

   No dia 18 de outubro a psicóloga, colunista da Folha de São Paulo, escritora de vários livros e palestrante na área de educação, Rosely Sayão esteve no colégio Antares para realizar palestra "A educação no mundo contemporâneo".

   De uma forma bastante agradável, direta e clara, Sayão falou durante mais de duas horas, para um público de aproximadamente 300 pais e educadores, que permaneceram atentos, sobre as características da sociedade atual, o consumo, a família e diversos fatores comportamentais que influenciam na educação.

   Segundo a psicóloga, o excesso de acessórios e recursos utilizados pelos alunos, principalmente da rede de ensino particular, promove um desvio do foco da atenção na educação escolar. Rosely argumenta que “o espetáculo do consumo é maior do que o fato em si”, Antes, dizia-se: “Penso, logo existo”; agora, diz-se: “Consumo, logo existo”. Segundo ela, compramos inúmeras coisas para as crianças, realizamos grandes festas, viajamos, e muitas vezes esses atos estão a serviço de competir com o outro, sem considerar as reais necessidades do nosso cotidiano, apenas pelo prazer da convivência.

   Um dos pontos mais discutidos pelos pais foi: “como dizer não para uma criança”. Rosely fez um breve comparativo sobre a estrutura familiar da década de 50 e a atual. Segundo ela, há 60 anos, o chefe da família, os pais, eram quem determinavam as coisas dentro de casa, atualmente quem determina as compras, o que fazer e como, são os filhos. Como argumento, Rosely citou uma pesquisa realizada com pais e filhos, em que no resultado, somente os filhos souberam responder a marca dos eletroeletrônicos da residência de cada um.

   Ao fim da palestra Rosely comentou, “para que a criança aprenda a entender e a acatar, é preciso que seus pais lhe ensinem desde cedo o princípio da obediência e, para tanto, é preciso mandar. Sim, senhores pais: os filhos não obedecerão nunca se os pais não mandarem, e hoje muitos pais querem que seus filhos obedeçam sem terem de impor. Impossível”.

   A psicóloga ainda recomendou o documentário: “Criança, a alma do negócio”, que pode ser assistido no YouTube, e o livro: “Limites – Três dimensões educacionais”, do autor, Yves de La Taille, da editora: Ática.

   Para a palestra, que foi aberta à comunidade Antares,  os participantes realizaram a doação de um litro de óleo, que foi revertido para as entidades assistenciais que participam de programas da FAEC.

 

 

Mais Notícias