Professora do Antares participa de programa no Japão

Infantil


Fundamental


Novo Ensino Médio


Pré-Vestibular


Notícias Bancos de Imagens

06 de maio de 2015

Sou professora e tenho uma paixão imensa pelo ato de ensinar, ao mesmo tempo sou peregrina. Venho conhecendo e percorrendo a pé alguns lugares do Brasil e países como a Espanha, Itália, Suíça, Portugal e outros.

Neste ano recebi o convite para conhecer e percorrer o caminho de Shikoku, no Japão, caminho dos 88 templos. Qual foi a minha surpresa que na programação constava visita a Hiroshima, Kyoto, Tókio e outros. Não tive dúvidas, aceitei!

Faz parte da minha prática pedagógica trabalhar, durante as aulas de matemática, atividades envolvendo dobradura ou Origami (arte de dobrar papel), arte muito praticada no Japão.

Existe em Hiroshima uma praça com vários Monumentos sobre a Bomba Atômica e Museu da Bomba. Um desses Monumentos é o das Crianças ou Memorial da Paz. A tradição é colocar dobraduras de pássaros Tsuru ou Grow neste espaço, desejando Paz ao Mundo.

Recomendo a leitura sobre “A Lenda dos 1000 Tsurus” ou “A História da Sadako”. Mediante isso, lancei o desfio aos alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental do Antares, para dobrarmos os pássaros.

Por incrível que pareça, os 1000 pássaros estavam prontos antes do tempo previsto. A atividade tomou uma grande proporção no colégio, envolvendo não só os alunos, mas também alguns pais, funcionários da escola e alunos de outras séries.

Iniciei a peregrinação percorrendo aquele caminho milenar que me contagiava a cada passo e conheci alguns lugares fantásticos. Fiquei encantada com a beleza daquele país, que também é um exemplo na educação.

Tive a oportunidade de conhecer a 4ª melhor escola do Japão. Que aprendizado! Mas o auge de minhas emoções foi quando depositei os pássaros de dobradura dos meus alunos no monumento da Paz, pois na verdade realizei o sonho de levar um pouquinho do Brasil, um pouquinho do Antares para aquele lugar, onde os desejos pela paz se fortalecem.

Agradeço ao Colégio pela oportunidade e a Professora Maria Célia Garbi Zutin que soube conduzir muito bem o meu trabalho durante a minha ausência e agradeço principalmente meus alunos, razão da minha paixão pela educação.


Dulcilei Ramella
Professora de Matemática
Ensino Fundamental II

 

{idgaleria=476}

Mais Notícias