Alunos do Antares participam de desenvolvimento de tecnologia com universidade da Holanda.

Infantil


Fundamental


Novo Ensino Médio


Pré-Vestibular


Profissional


Notícias Bancos de Imagens

31 de outubro de 2022

Desde 2016, os professores de Ciências do Colégio Antares, Eloize Luvesuto e Juliano Almeida, colaboram e utilizam a plataforma GoLab como uma das metodologias de ensino por investigação em suas aulas, inclusive com participação internacional em pesquisas e seminários. 

Nos anos de 2021 e 2022, além da utilização da plataforma, os professores estão colaborando com uma pesquisa da Universidade de Twente, na Holanda, para o desenvolvimento e aplicação de uma IA (inteligência artificial) de chatbot voltada para o ensino por investigação. 

Essa proposta tem permitido que os alunos tenham contato com a produção real do conhecimento científico, ou seja, além de serem consumidores desses saberes, agora eles têm a oportunidade de se sentirem parte da sua produção. 

Mais especificamente, participaram do projeto os alunos dos 8ºs e 9ºs anos, nas aulas com OInC (Oficina de Investigação Científica) no vespertino, baseado na metodologia STEM (Science, Technology, Engineering, Math), em que precisam ajudar “João e Maria” (personagens recorrentes dos projetos envolvendo storytelling) a solucionar mais um mistério do seu cotidiano. “O que é que a luz e a temperatura fazem com as plantas que elas praticamente somem no inverno?” 

Essa contribuição envolve a produção e o compartilhamento dos dados referentes aos chats de discussão das atividades investigativas (ILS) produzidas pelos alunos, e que são utilizadas no desenvolvimento do projeto na universidade holandesa. 

Segundo os professores envolvidos, além do estudo de conteúdos, esta proposta envolve o desenvolvimento acadêmico da pesquisa em educação aliado ao uso de tecnologia. “É uma experiência única e inédita com a participação de alunos dos 8ºs e 9ºs anos do fundamental em um projeto de pesquisa com colaboração internacional, no qual todos estão muito envolvidos e felizes por estarem participando”, comentaram. 

Mais Notícias