Infantil
Fundamental
Ensino Médio
Pré-Vestibular
Profissional
Sobre o Pré-Vestibular

Contato

Pré-Vestibular

Coordenador: Richard Pimenta
E-mail: prevestibular@antaresamericana.com.br
Tel.: (19) 3461-5647

Introdução

O curso pré-vestibular visa a continuidade da qualidade e tradição em educação do colégio Antares e inova em termos de preparação para vestibulares. Ao trabalhar com turmas reduzidas, material personalizado, simulados temáticos e específicos, acompanhando o aluno até o dia do vestibular, o curso garante as condições necessárias para aquisição do conhecimento e a consequente tranquilidade na hora do vestibular.

A organização do curso contempla o ambiente pedagógico como um espaço onde se trabalha as dificuldades e desenvolve conceitos do ensino médio com a ajuda de professores experientes e preocupados com o ensino. O resultado da qualidade de ensino se expressa na satisfação e na aprovação dos nossos alunos em universidades públicas e particulares.



Turmas reduzidas

A montagem e o desenvolvimento das turmas do curso pré-vestibular atendem às demandas estruturais e pedagógicas. Do ponto de vista físico, as salas apresentam carteiras confortáveis, ar condicionado, lousa digital e disponibilidade de diversos recursos pedagógicos como internet e materiais informativos sobre os mais variados vestibulares.

Pedagogicamente, o número reduzido de alunos proporciona maior interação entre professores e alunos e aprendizado mais significativo, com atendimento às dificuldades específicas, correção personalizada de exercícios, direcionamento dos temas e acompanhamento individual dos resultados. Uma das preocupações do colégio Antares é com o momento que antecede o vestibular.

Por ser complexo e necessitar de atenção e zelo individuais, tanto acadêmicos como psicológicos, a eficiência do cuidado dispensado aos alunos se revela pelas elevadas aprovações nos melhores cursos e universidades do país.



Planejamento semestral

Do ponto de vista das ações, o que diferencia o ser humano de outros animais é a capacidade teleológica, ou seja, antes de realizar uma ação, nós antevemos, planejamos e calculamos o resultado deste trabalho. Sem ignorar as diferenças entre a pretensão e efetividade, podemos afirmar que quanto mais científico, realista e organizado o planejamento, maior a possibilidade de atingirmos nossos objetivos. Congruente a esta realidade, o planejamento e o seu cumprimento são assuntos sérios no curso pré-vestibular.

Além da integração das atividades, através do respeito a todos os setores envolvidos no funcionamento do curso, o planejamento tem uma coerência lógica que atende às necessidades de formação e de preparo destes alunos para as provas de acesso ao ensino superior. Pela lógica organizacional, o calendário semestral cumpre efetivamente com o plano do curso. As atividades são interligadas e do bom funcionamento de uma depende o funcionamento das demais. Portanto, além da existência do planejamento claro e acessível ocorre o cumprimento pontual de carga horária, simulados, revisões e entrega de correções.



Simulados

Os simulados semanais são decisivos para orientar o aprendizado dos alunos e o planejamento das aulas e das atividades. Mais do que uma prova classificatória, os simulados cumprem o importante papel de avaliar, diagnosticar e informar alunos, professores, coordenação e pais sobre as lacunas na formação acadêmica do discente. Rotineiramente constatamos que a aprendizagem no curso pré-vestibular apresenta características de diversas naturezas: conceituais, operacionais, interpretativas, de construção de textos, entre outras.

Acrescidas a essa situação estão diversas especificidades dos vestibulares. Por exemplo, em alguns casos, como o da UNESP, a habilidade mais valorizada é a interpretação e em outros, como o da USP, a cobrança maior é pelo aprofundamento do conteúdo. Desta forma, é indispensável que os alunos sejam preparados de acordo com os diferentes tipos de provas, ou seja, além do conteúdo, precisam atentar para os formatos. Os simulados semanais atendem tanto às necessidades dos alunos quanto às das provas; permitem o tratamento individualizado e o entendimento do desenvolvimento conceitual e operacional no contexto do curso. As orientações das universidades são seguidas fielmente, desde a elaboração até a abordagem dos resultados.

Anualmente são realizados 26 simulados, distribuídos semanalmente: UNICAMP, USP, UNESP e ENEM. Como contemplamos todas as fases do vestibular, há de se destacar a atenção dispensada para a elaboração de textos. As orientações dos professores também perfazem a forma como os alunos escrevem e expõem as ideias, constroem os esquemas e apresentam os resultados.

Medicina
Integral A+
Orientação de Estudo

Há anos a concorrência para o acesso ao ensino superior aumenta, tanto em função da involução das vagas oferecidas pelas principais universidades do país como pelas políticas de reservas de cotas ou cessão de pontuação para públicos específicos. Dessa forma, além da dependência de fatores externos como estilo de aula, exigência de cumprimento de listas e simulados, os alunos precisam melhorar o desempenho a partir de iniciativas mais espontâneas como leitura de jornais e livros e aproveitamento integral de ações cotidianas intra e extra classe.

Para tanto, tratamos os alunos como sujeitos da própria aprendizagem dotados de capacidade para evoluir e atingir níveis melhores de aproveitamento. Uma estratégia fundamental diz respeito à organização do próprio tempo de estudo, formas de gerir as próprias anotações, construção de itinerário de estudo e superação de dificuldades individuais. Por entender que o aprendizado e o comportamento para a ciência são ações aprendidas ao longo da trajetória escolar, a coordenação do curso pré-vestibular exerce papel decisivo na orientação dos estudos.

A partir da análise do desempenho em simulados e aulas, a coordenação dedica atenção para o entendimento do aluno no contexto geral da aprendizagem e elabora análises e planos individuais para o melhor aproveitamento do tempo e eficiência das respostas dadas às provas.

Professores
  • Antonio Celso dos Santos - História
Antonio Celso dos Santos
História
  • William de Paula Ferreira - Geografia
William de Paula Ferreira
Geografia
  • Felipe Gava Cardoso - Filosofia/Sociologia
Felipe Gava Cardoso
Filosfia/Sociologia
  • Richard Sanches Pimenta - Coordenador do Curso Pré-Vestibular
Richard Sanches Pimenta
Coordenador do Curso Pré-Vestibular
  • Juliano Almeida - Biologia
Juliano Almeida
Biologia
  • Marcos Tezotto - Química
Marcos Tezotto
Química
  • Maria Izabel Leite - Literatura e Gramática
Maria Izabel Leite
Literatura e Gramática
  • André Papoy de Arruda - Matemática
André Papoy de Arruda
Matemática
  • Samara S. de A. Peres - Biologia
Samara S. de A. Peres
Biologia
  • Raudiner Railton dos Santos - Inglês e Redação
Raudiner Railton dos Santos
Inglês e Redação