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Nossa Proposta

   Sabemos que educar é uma ação mais abrangente do que ensinar, do que transmitir conhecimentos; envolve reflexão sobre os valores implícitos no conhecimento construído e nas atitudes adotadas. Conforme a LDB, Art. 1º, A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

   Por ser a educação um processo formativo que envolve diferentes instituições da sociedade, a Escola deve cumprir sua função social, fundamentada em princípios, teorias e práticas pedagógicas que atendam as suas finalidades educacionais. Nesse sentido, elaborar uma proposta pedagógica é construir o caminho para que possamos contar juntos, a nossa história educacional.

   Na proposta pedagógica do Colégio Antares o ensino e a aprendizagem são vistos como processos fundamentais para a realização da educação escolar. Para isso, destacamos que as finalidades, os objetivos e as práticas pedagógicas devem:

- Considerar o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem.
- Reconhecer que o conhecimento é construído, progressivamente, através da atividade própria do aluno e também das interações sociais, isto é, de aluno para aluno e entre o professor e os alunos.
- Superar a fragmentação do saber dividido em disciplinas, enfatizando a interdisciplinaridade dos conhecimentos e a construção integrada de saberes, competências e valores que perpassam, de forma transdisciplinar, o conjunto do saber-fazer escolar.
- Tomar as experiências e vivências do cotidiano do aluno como ponto de partida para as novas aprendizagens escolares.
- Organizar o trabalho escolar em torno de atividades que proporcionem o prazer de conhecer, o desejo de descobrir e de fazer e que estimulem o aprender a aprender.
- Respeitar a diversidade dos alunos, como pessoas e como membros de um determinado grupo étnico-cultural e socioeconômico.
- Estimular o desenvolvimento da autonomia do aluno, da sua participação na construção da vida escolar, por meio do incentivo ao trabalho em grupo e à aprendizagem cooperativa.