Projeto desenvolvido por professores no Antares é publicado em Site de Educação Científica na Europa

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10 de maio de 2021

Com o objetivo de promover habilidades de aprendizagem pelo método investigativo, os professores de Ciências do Ensino Fundamental II do Antares, Eloize Luvesuto e Juliano Almeida, desenvolveram, durante março e abril deste ano, um projeto por meio da plataforma GoLab, com os alunos dos 9ºs anos sobre o tema radioatividade.

O artigo, que apresenta o projeto, as etapas desenvolvidas e o resultado obtido, foi publicado no Scientix, uma comunidade de educação científica da Europa que anualmente promove a campanha STEM Discovery Campaign (Science, Technology, Engineering and Mathematics), que tem como proposta divulgar os esforços de professores na promoção do engajamento dos estudantes em atividades científicas.

Outra informação que também é motivo de muito orgulho é que a professora Eloize Luvesuto, do Colégio Antares, foi selecionada como embaixadora do Scientix no Brasil. Veja a página dos embaixadores do Scientix, clique aqui.

 Abaixo o artigo original em português:

Usando a plataforma GoLab para a Educação Científica Baseada em Investigação (IBSE - Inquiry-Based Science Education)

“O mais radioativo” - um cenário de aprendizagem por investigação

Esta atividade tem como principal objetivo desenvolver competências relacionadas à aprendizagem por investigação, como a elaboração de hipóteses e a análise de dados obtidos a partir de experimentos. Neste ILS (Inquiry Learning Scenario / Cenário de Aprendizagem por Investigação), os alunos investigaram como as variáveis ​​tempo, distância e absorvedores influenciam nas medidas da quantidade de radiação emitida por diferentes materiais radioativos. Para realizar esta atividade, os alunos utilizaram a plataforma GoLab.  Todo o cenário de aprendizagem está organizado em um ILS chamado “O mais radioativo”, disponível aqui.

A aprendizagem por investigação é uma estratégia educacional em que os alunos seguem métodos e práticas semelhantes aos de cientistas profissionais para construir conhecimento. É um processo baseado em uma abordagem para a resolução de problemas que envolve a aplicação de habilidades como formulação e validação de hipóteses através da realização de experimentos e/ou observações. Esse método visa envolver os alunos em um processo de descoberta científica autêntico.

Do ponto de vista pedagógico, o processo científico é dividido em unidades menores e logicamente conectadas que orientam os alunos e chamam a atenção para características importantes do pensamento científico. Essas unidades individuais são chamadas de fases de investigação e seu conjunto de conexões forma um ciclo de investigação que inclui cinco fases: Orientação, Conceitualização, Investigação, Conclusão e Discussão.

Nas duas primeiras fases do ciclo (Orientação e Conceitualização), os alunos realizam pesquisas para obter informações sobre a questão a ser investigada, tomar notas e construir hipóteses. No ILS “O mais radioativo”, os alunos tiveram que obter informações sobre os três tipos de radioatividade (alfa, beta e gama) e construir hipóteses sobre como as variáveis ​​tempo, distância e absorvedores influenciam na quantidade de radiação medida por um contador Geiger.

Na terceira fase da atividade, a da Investigação, os alunos utilizaram um laboratório remoto - The Radioactivity Lab – localizado na Universidade de Queensland, na Austrália, cujo acesso está disponível via plataforma GoLab. Através desse laboratório, os alunos puderam determinar os parâmetros do experimento e assim, examinar a intensidade da radiação ao longo da distância, tempo e interposição de diferentes tipos de absorvedores como folha de papel, folha de alumínio e folha de chumbo.

O experimento consistiu em medir a intensidade da radiação emitida pelos materiais radioativos Estrôncio – 90, Amerício - 241 e Cobalto – 60; definindo diferentes distâncias, tempos de exposição e absorvedores utilizados.  Um contador Geiger mediu a radiação emitida para cada uma dessas situações.

Os dados do experimento foram inseridos pelos alunos em um formulário (Google Forms) para serem posteriormente analisados com as ferramentas disponíveis em uma planilha de dados (Google planilhas). A utilização dessas ferramentas digitais durante a análise dos dados permite o desenvolvimento de habilidades importantes para o processo de aprendizagem.

Durante as duas últimas fases do projeto, Conclusão e Discussão, os alunos aprendem a escrever explicações científicas relacionando suas hipóteses com os dados coletados durante a fase de investigação. Nessa etapa, eles também são levados a refletir sobre os processos e resultados da sua investigação, comparando-os e discutindo-os com outros alunos.

Ao longo da discussão, os alunos tiveram que responder a algumas questões como, por exemplo: “Qual é o material mais radioativo? A quantidade de radioatividade é influenciada pela distância e pelo tempo? Os absorvedores podem parar a radiação? Você se sentiria seguro carregando qualquer um desses materiais radioativos em sua mochila?” e a partir desses seus achados científicos, elaborar uma apresentação para a turma.

Essa atividade foi desenvolvida no Colégio Antares, Americana, São Paulo, Brasil e contou com a participação de cerca de 75 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A elaboração e aplicação do projeto foi feita pelos professores Eloize Luvesuto Pires e Juliano Costa de Almeida, ambos professores de Ciências do Colégio, entre os dias 9 de março e 29 de abril.

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