Colégio Antares Nossa Maior Estrela é voce FACEBOOK TWITTER
Estudo do Meio - Santos

  Este estudo do meio é um importante complemento das aulas de história e geografia, sobre a construção e organização do espaço geográfico brasileiro, focando a importância da cafeicultura nesse processo. Assim, nossas pesquisas se concentraram na região da Serra do Mar paulista, mais precisamente nos caminhos de ligação entre a Vila de Paranapiacaba  e Santos, onde teve início  o transporte ferroviário paulista para atender as necessidades do transporte do café.

  Hoje, Santos é uma metrópole que faz parte de uma gigantesca mancha urbana (megalópole)  que se projeta da Grande São Paulo até a Grande Rio de Janeiro. A cidade de Santos foi ponto de chegada dos colonizadores portugueses e também abrigou o porto por onde o café era escoado para Europa. É  o maior porto da América Latina e continua escoando a grande parte do café brasileiro para o exterior.  

   Neste ano, as disciplinas de  língua portuguesa e arte integraram o trabalho na construção do processo interdisciplinar.

 

O ESTUDO:

 O estudo do meio com os sétimos anos em Paranapiacaba e Santos permite uma imersão, por dois dias, de alunos e professores em ambiente rico de informações: de trilhas e nascentes na serra do mar em meio à Mata Atlântica a visita a uma fortaleza do século XVI que guardava o território contra investidas de piratas; de uma pequena vila voltada para o turismo ecológico e educacional a uma metrópole pulsante que é principal porta de entrada marítima do país.

 

OBJETIVOS - GEOGRAFIA

  1. Compreender a  importância da cafeicultura para a organização e transformação do espaço geográfico da Região Sudeste do Brasil.
  2. Perceber e compreender o desenvolvimento tecnológico do sistema ferroviário e a nova logística implantada à partir de Paranapiacaba.
  3. Perceber e compreender   a evolução da importância da cidade  de São Paulo ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX, em paralelo ao processo  urbano- industrial brasileiro centrado no sudeste.
  4. Visualizar, comparar e compreender as mudanças das paisagens dos lugares visitados (Vila de Paranapiacaba – município de Santo André na Grande São Paulo)  e cidade de Santos ( metrópole da baixada santista).
  5. Caracterizar, comparar e compreender a importância dos sistemas de transportes de cargas, ferroviário, marítimo e rodoviário na Região Sudeste; diferentes modais e os entroncamento  na cidade de São Paulo e Santos  atualmente.

 

OBJETIVOS - LÍNGUA PORTUGUESA

1. Ampliação lexical com base nas palavras-chave do estudo.

2. Redação de reportagem e de conto (ficção) contextualizada.

3. Aplicação gramatical considerando expressões trabalhadas.

 

OBJETIVOS – ARTE

- Relacionar e interpretar as potencialidades do desenho como registro: O ato de apreciar a paisagem natural, conhecer a importância e relevância do estudo e registrar  através de fotografias para posteriormente utilizá-las para criar mais uma forma de expressão utilizando a  técnica de decoupage, o aluno, tem a possibilidade de recriar através do desenho, sua própria história e enquanto pesquisador, perceberá  possibilidades concretas de intervenção e transformação, adquirindo uma postura crítica a respeito da sociedade em que esta inserido.

 

OBJETIVOS: HISTÓRIA

- Apreciar e entender a importância do patrimônio histórico-cultural nacional.

- Interpretar in loco obras artísticas e relacioná-las aos períodos históricos em que foram concebidas e que representam.

- Observar as características físicas da região visitada e relacioná-las ao início do processo de ocupação do território pelos europeus.

-Estabelecer pontes entre as primeiras experiências nacionais com tecnologias industriais na segunda metade do século XIX, a riqueza do café, a ostentação de riqueza e a política no período.