Aluno Antares da 2ª série do Ensino Médio conquista bolsa de estudos nos EUA.

Infantil


Fundamental


Novo Ensino Médio


Pré-Vestibular


Profissional


Notícias Bancos de Imagens

05 de maio de 2021

Com iniciativa própria, muita pesquisa e determinação, aliada aos anos de preparo, nos estudos e no esporte, Gustavo Cardoso Pinheiro Machado, aos 16 anos, conquistou uma bolsa de estudos em uma escola conceituada nos Estados Unidos.

A relação de Gustavo com o futebol iniciou quando a mãe, Vanessa Pinheiro Machado levou Leonardo (irmão mais velho, na época com mais de 4 anos) à escolinha de futebol e perguntou ao treinador se Gustavo (na época com 3 anos recém completados), poderia participar da aula. Mesmo com receio em função da diferença do porte físico dos garotos, o professor da escola de futebol permitiu a participação.

No fim da aula, o treinador chamou Vanessa e disse que, se ela quisesse, Gustavo poderia passar a participar das aulas junto dos garotos mais velhos, pois, ele havia se saído muito bem.

Começava assim sua relação com o futebol, uma das habilidades que permitiria a Gustavo a oportunidade de estudar em um país diferente. Ainda assim, o caminho trilhado foi longo e repleto de preparação, sempre com o apoio da família.

Os irmãos, Leonardo e Gustavo, são alunos do Colégio Antares desde o 2º ano do Ensino Fundamental.

Leonardo concluiu a 3ª série do ensino médio no Antares em 2020, finalizando o ano com a aprovação em 3 vestibulares bastante concorridos no curso de economia, no IBMEC, FGV e INSPER. Sua opção pelo INSPER relaciona-se a área em que pretende atuar no futuro.

Já no início de sua vida acadêmica Leonardo procurou os núcleos de projetos da faculdade e se inscreveu em um processo seletivo para uma das empresas criadas por alunos, para a realização de cursos preparatórios para vestibulares. Como resultado, após recém ingresso no curso, Leonardo já foi contratado como professor de “soft skills”, que prepara alunos para debates, apresentações e outras habilidades comportamentais, na empresa criada por alunos do INSPER para a realização dos cursos.

Segundo a coordenação pedagógica do Antares, Leonardo e Gustavo sempre foram autônomos, dedicados, disciplinados, proativos e com iniciativa na resolução de conflitos.

Leonardo participou de perto e deu todo apoio na jornada do irmão Gustavo.

 

A Iniciativa

Há 2 anos Gustavo iniciou uma pesquisa sobre o funcionamento de bolsas de estudos, em escolas dos Estados Unidos, para alunos do Ensino Médio praticantes de atividades esportivas.

Ele fez um levantamento sobre as características das escolas, pontuação, funcionamento de diversas unidades e elaborou um ranqueamento, a fim de definir a melhor opção para o seu perfil.

Analisou também o processo de concessões de bolsas de estudos por técnicos de modalidades esportivas e o que era necessário para participar.

Para o pai, Leonardo Pinheiro Machado, a ideia de estudar nos Estados Unidos, sempre foi um objetivo a ser alcançado. “Eu nunca medi esforços para levar o Gustavo aos jogos de futebol, para que ele treinasse e, em paralelo, tivesse um bom desempenho escolar”, comentou.

Com sua estratégia desenhada e com o apoio de todos da família, mesmo sabendo que o período mais adequado para o processo de admissão ocorre no mês de agosto, Gustavo, com a ajuda do irmão, resolveu iniciar as tentativas.

Gustavo possuía apenas poucos trechos de boas imagens dele praticando futebol, mesmo assim, reuniu o conteúdo, montou uma página no Google Sites com todas as suas informações. Enviou e-mails a diversos técnicos de escolas que já havia pesquisado e, mesmo com muitos retornos negativos, iniciou uma agenda de entrevista com escolas interessadas.

Após 8 entrevistas por videoconferência, Gustavo optou por uma das escolas, entrou em contato informando seu interesse pela condição e, após longos 5 dias de espera, recebeu a tão esperada confirmação da bolsa de estudos.

Segundo Gustavo, esta é uma proposta diferente de um intercâmbio, “estas escolas cobram um valor anual que engloba desde o alojamento, alimentação, seguros, atividades relacionadas, deslocamentos e os estudos”, ele complementa.

Gustavo vai estudar e atuar no time de futebol da The Webb School, participando de diversos torneios de futebol de campo (soccer) e durante o inverno, em torneios de futsal. Por este motivo, ele obteve uma bolsa de estudos que equivale a um desconto no montante anual, valor que não pode ser informado devido ao contrato.

 

Próximos Capítulos

Nesse momento, Gustavo está se organizando para embarcar para a cidade de Bell Buckle, no Estado de Tennessee, EUA, no final de julho, já que o ano letivo inicia em agosto.

A ideia é obter boas notas e desempenho adequado no esporte, para conquistar uma vaga em uma universidade, também nos Estados Unidos.

Sobre o tempo para conciliar tantas atividades e os estudos em uma escola de período integral, os irmãos responderam com a seguinte frase: “a educação é puxada, mas, o preço de não ter essa educação puxada, é muito maior”, se referindo às aulas no Colégio Antares, além das atividades esportivas que eles praticam e as iniciativas para a bolsa de estudos nos EUA.

Segundo Gustavo, todo o processo para estudar nos Estados Unidos é bastante complexo, desde a capacitação em inglês, em conhecer como funcionam as escolas, as ligas escolares, universitárias e o esporte profissional. “Num futuro próximo quero compartilhar toda essa experiência com outras pessoas”, comentou.

E para cumprir a promessa, já agendamos um bate-papo com ele, para daqui um ano, para que ele descreva sua experiência.

Para a Faec e o Colégio Antares foi uma honra participar da vida educacional desta família, como de tantos outros estudantes que nos enchem de orgulho ao deixarem o colégio não somente como pessoas altamente capacitadas, mas, principalmente como excelentes seres humanos.

Desejamos muito sucesso.

Mais Notícias