Infantil
Fundamental
Ensino Médio
Pré-Vestibular
Profissional

Banco de Imagens

Notícias

Artigos

Nota de esclarecimento

05 de dezembro de 2017

 

Senhores pais e alunos, 

O INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), órgão do MEC e responsável pela divulgação dos dados do ENEM, anunciou no início de 2017, o encerramento da divulgação anual das médias por escola (anexo I). 
O argumento principal dizia respeito à insuficiência de tais dados para medir a qualidade da educação oferecida pelas diversas instituições de ensino distribuídas por todo território nacional. 

A partir dessa mudança, o INEP orientou a utilização dos microdados do ENEM pelas escolas como forma de produção de análises “mais profundas e específicas”, contribuindo assim para que cada escola, em suas características próprias, pudessem melhorar efetivamente a qualidade do ensino ofertado, sem as “apelações e estratégias” mercadológicas que marcaram as edições anteriores. Os microdados foram publicados em 28/11/2017 (anexo II). 

Mesmo assim, a empresa de consultoria EVOLUCIONAL, se “arriscou” a fazer o ranqueamento a partir dos dados brutos do ENEM 2016. Tivemos acesso a essa publicação na sexta-feira (01/12), mas não fizemos nenhuma divulgação para não contradizer a orientação do INEP e porque entendemos que o cálculo é complexo e poderia conter erros. Mesmo assim, o Antares apareceu, pelo 8º ano consecutivo como a melhor escola de Americana e Região, na 198ª posição nacional e 50ª posição estadual. Devido aos erros apontados por diversas escolas, a empresa Evolucional retirou a publicação do ar (anexo III). 

Em 02/12, o site do Estadão, por conta própria, também elaborou uma tabulação classificatória (anexo IV). Nessa, o Antares aparece novamente como a melhor escola de Americana e região (209ª posição nacional e 60ª posição estadual). 

Ao consultar os nossos dados internos sobre o desempenho dos alunos em 2016, percebemos pequenas incoerências em relação às duas avaliações (Evolucional e Estadão), justamente por serem contraditórias entre si, não apresentarem dados como correção de participação, origem dos alunos que chegam à 3ª série do Ensino Médio, quantidade de alunos que prestaram a prova, faixa de renda, etc. Ou seja, não mantiveram os mesmos critérios que as classificações realizadas pelo INEP, anteriormente.

Mesmo mantendo a nossa posição de destaque, não faremos divulgação comercial de tais dados e orientamos os pais a observarem outros aspectos definidores da qualidade das escolas:
- Tempo de existência da instituição e consolidação do projeto pedagógico; 
- Desempenho do ENEM no conjunto das avaliações (desde 2006); 
- Origem dos alunos que chegam à 3ª série do Ensino Médio; 
- Nível de satisfação das famílias em todas as etapas de ensino; 
- Formação e preparação da equipe de gestão e professores; 
- Natureza transformadora das propostas de ensino. 

Sem mais, o sucesso da nossa escola em todas avaliações internas e externas é resultado da relação de confiança entre escola, famílias e alunos. Aproveitamos para desejar a todos um ótimo Natal e Próspero Ano Novo. 

Atenciosamente, 
Direção

 

Anexo I:
http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/nota-de-esclarecimento-encerramento-do-enem-por-escola/21206 

Anexo II:
http://inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-divulga-os-microdados-do-enem-2016/21206 

Anexo III:
http://www.evolucional.com.br/ 

Anexo IV:
http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,calculo-de-media-do-enem-mobiliza-colegios-privados,70002105146 

Anexo V:
https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/enem-e-vestibular/escola-que-seleciona-aluno-avalia-antes-do-enem-diz-secretaria-do-mec-20233923