Infantil
Fundamental
Ensino Médio
Pré-Vestibular
Profissional
Sobre o Infantil

Contato

Coordenadora: Valéria Braidotti
E-mail: infantil@antaresamericana.com.br
Tel.: (19) 3645-3909

Horários

Turno matutino das 07h30 às 11h30
Turno vespertino das 13h00 às 17h00
Proposta Pedagógica
Para o colégio Antares, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança acontecem nas interações com a sociedade, a cultura e a própria história de vida. O fazer pedagógico na educação infantil do colégio Antares se desenvolve ancorada em três pilares:

O CONHECIMENTO

A construção de vínculos com as diferentes áreas de conhecimento se inicia na educação infantil. A busca da aprendizagem e do desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes refletem a compreensão de fatos e conceitos, a construção da autonomia e o exercício da colaboração e da ética.

O projeto de estudos é estratégia privilegiada de intervenção pedagógica e favorece a investigação, a pesquisa e o estudo como ações específicas da cultura escolar.

Os grupos de crianças constroem significados à medida que dialogam entre si, com as professoras e com os diferentes instrumentos culturais disponíveis. Na educação infantil, a criança se empenha para compreender tanto o universo do cotidiano quanto as manifestações do conhecimento formal. Nesse sentido, os principais objetivos dos projetos de estudos são:

• Estimular a prática da pesquisa científica;
• Ampliar o universo de conhecimentos;
• Possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento das categorias superiores de pensamento.

O LÚDICO

Compreendido como necessidade básica da criança, caracteriza as ações infantis que são planejadas e executadas a partir de objetivos de aprendizagem, previamente planejados e que ultrapassam o simples brincar. A prática lúdica facilita a aprendizagem e o desenvolvimento dos processos de sociabilidade, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Os momentos rotineiros do brincar espontâneo que explora e expande o faz de conta, a criatividade e a inventividade também estão garantidos neste pilar.

A PSICOMOTRICIDADE

Possibilita atuar sobre o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social, com o objetivo de promover a interação e permitir transformações que resultem em maior flexibilidade na relação consigo mesmo, seu próprio corpo, com o outro e, especialmente, com a aprendizagem.


Sobre o Infantil
O brincar na Educação Infantil do Colégio Antares

A brincadeira infantil não pode ser sufocada pelo uso didático e nem esvaziada do lúdico. Brincar é uma forma de aprender, mas é muito mais que isso. Brincar é prática social e simbólica, forma de interação e construção de sentido para a vida. Por meio da brincadeira a criança é provocada para a imaginação, expressão, compreensão, confronto, transformação e existência. Ao brincar, expressa afetividades, cognição, sociabilidade e motricidade. Para Vygotsky a brincadeira tem papel fundamental na constituição do pensamento e cria zonas de desenvolvimento proximal (ZDP). Conclusivamente, brincar é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento saudável da criança na educação infantil.



Áreas do conhecimento

A opção metodológica adotada pela educação infantil do colégio Antares possibilita uma visão integralizadora do saber e do homem na medida em que trata o objeto do conhecimento não só conceitualmente, mas também, as diferentes formas de abordá-lo e valorá-lo garantindo aos alunos aprendizagem qualitativa e tempo para ser criança.

Alicerçados na intencionalidade educativa e na importância da educação infantil para a constituição do conhecimento, o colégio Antares proporciona para o convívio das crianças de dois a cinco anos os elementos essenciais dos códigos e linguagens, o que inclui artes cênicas e inglês; ciências da natureza e matemática e ciências humanas. A estruturação das ideias transformadoras sobre o mundo em que vivem, não é gerada espontaneamente, mas depende de informações e intervenções pedagógicas adequadas, com sentido para a criança, num processo contínuo de mediação.

O conhecimento é construído na interação da criança com o objeto de conhecimento e se efetiva a partir da internalização resultante da experiência. No contato e uso da língua inglesa, as crianças da educação infantil do colégio Antares participam das aulas e internalizam a comunicação na segunda língua. Nas aulas de artes cênicas, são proporcionadas práticas de expressão dramática através da expressão oral e corporal. Estão presentes também o imaginário, a criação, a comunicação, a valorização da confiança e, ainda, a compreensão de elementos culturais da história da literatura, do dia a dia, do cotidiano, de brincadeiras e brinquedos.



A hora da fruta

Além da hora habitual do lanche, todos os dias as crianças participam do momento de socialização das frutas. Esse é um momento muito especial porque oportuniza o contato com variadas frutas. As frutas são oferecidas em pequenas quantidades, de forma a encorajá-las à experimentação de diferentes sabores. A degustação junto aos colegas é uma experiência muito divertida e colabora para que as frutas façam parte da rotina alimentar.

Professoras
Valéria Braidotti
Ana Carolina Menezes - Eduarda Rodrigues
Thainná da Silva dos Santos - Luana Souza - Marina Fornarolo
Bruna Vianna - Greiciane Bottaro
Priscila Mazer Tagliapietra de Sá - Bruna Callef
Mara Aline Giro Teixeira - Ana Laiza Lima - Isabela Andrada Oliveira
Amanda Lopes Pinheiro - Cinthia Elisa Benedito - Caroline da Silva Honório
Luana Maiostri - Mariana Cesar Nascimento
Giovana Casatti - Daiane Rodrigues de Freitas
Valdirene Zanuzzi Amaral - Patrícia Mello Claro
Inglês
Conteúdo
Calendário