Infantil
Fundamental
Ensino Médio
Pré-Vestibular
Profissional
Sobre Ensino Fundamental

Contato

Ensino Fundamental I

Coordenadora: Ana Carla Gomes
E-mail: anacarla@antaresamericana.com.br
Tel.: (19) 3461-5647

Contato

Ensino Fundamental II

Coordenadora: Adriana Aguiar
E-mail: adriana@antaresamericana.com.br
Tel.: (19) 3461-5647

Conheça o Ensino Fundamental I

Introdução

A educação, por sua importância política merece destaque numa proposta de sociedade. Nesse contexto, a educação básica deve assegurar a formação do aluno, fundamentada nos pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser.

Sendo uma das etapas da educação básica, o ensino fundamental tem duração de 9 anos de escolaridade. A sua organização se estabelece em ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) e ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano ).

No colégio Antares, o ensino fundamental tem por função o desenvolvimento da capacidade de aprender, por meio de diferentes situações de aprendizagem que favoreçam o domínio da leitura, escrita, do cálculo matemático, do conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social, do sistema político, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade.

Nos processos de ensino e aprendizagem o aluno é visto como sujeito concreto, histórico, que aprende e se desenvolve a partir das experiências vividas em seu cotidiano escolar e pelas interações com seus pares, mediadas por sujeitos mais experientes.



São eixos do trabalho pedagógico: os processos interativos, o trabalho em grupo, a imaginação, a brincadeira, a intervenção do professor.

Organização Curricular

Para contemplar a dimensão da construção de competências e habilidades nos processos de aprendizagem, as práticas pedagógicas se assentam numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A organização curricular está agrupada em componentes curriculares e os professores polivalentes são responsáveis pelas áreas da língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, filosofia e os especialistas nas áreas de educação física, arte, teatro, inglês e música.

Material Didático

Nessa etapa da educação básica os materiais didáticos utilizados em sala de aula são escolhidos pela equipe de professores. Nas diferentes áreas do conhecimento, os livros didáticos, obras literárias, revistas, enciclopédias, jornais, jogos educativos, são materiais que auxiliam no desenvolvimento do trabalho pedagógico, como também os equipamentos e as tecnologias de informação e comunicação.

Língua Inglesa

O ensino da língua inglesa apresenta como finalidade: fornecer ao estudante a aproximação a outras culturas, além de permitir o acesso à comunicação internacional. O trabalho pedagógico é desenvolvido com ênfase nas quatro habilidades básicas da comunicação: leitura, escrita, áudio-oral, além da integração às culturas britânica e americana, principais referências da língua inglesa como língua oficial. As diferentes situações pedagógicas favorecem a participação dos alunos, pois a dinâmica das aulas é voltada para a prática oral. É nesse momento que as funções comunicativas e metalinguísticas da língua inglesa são trabalhadas e tornam-se significativas aos alunos. A partir do 3º ano do ensino fundamental, as turmas de cada classe são dividas em 2 grupos, para favorecer a aprendizagem e a interação em sala de aula. A metodologia de trabalho utilizada é Learning Acquisition, por assimilação, como o de uma língua materna.

Avaliação

Os processos de avaliação consideram o desenvolvimento do aluno de forma integral. Nesse percurso, as informações coletadas auxiliam os professores a retomarem aspectos que devem ser revistos, ajustados e a avançarem naqueles reconhecidos como adequados. A avaliação das aprendizagens acontece de forma contínua, cumulativa e processual e se constitui como um diagnóstico permanente do cotidiano escolar. Nos anos iniciais, as ações se configuram em observação sistemática do aluno, registro das atividades realizadas e participação nas diferentes propostas de trabalho. A partir do 4º ano, além destes aspectos, considera-se também o resultado das provas escritas e orais.

Mostra Científico-cultural

A Mostra Científico-cultural é um evento que apresenta à comunidade o resultado dos projetos desenvolvidos durante o ano. Nosso objetivo é formar um aluno pesquisador com capacidade para escolher uma problemática, coletar dados, selecionar informações e realizar um trabalho científico com habilidades para pensar, refletir, propor soluções sobre problemas atuais, trabalhar e cooperar com o grupo. As temáticas propostas expõem diferentes assuntos que afetam a vida em sociedade, decorrentes das desigualdades sociais, das descobertas, invenções, entre outros. Essa estratégia de trabalho está articulada aos diferentes conteúdos científicos e culturais presentes na organização curricular da escola. Nos anos iniciais do fundamental, os temas, objetos de estudo, temas de estudo surgem de problemáticas suscitadas pelo corpo docente, sob a orientação do professor. As pesquisas, visitas, estudos relacionados ao tema são investigados no decorrer do ano letivo e o resultado do trabalho é apresentado na Mostra Científico-cultural.

Estudos do Meio

O estudo do meio é um método utilizado para demonstrar aos alunos a estreita relação existente entre aquilo que se aprende na escola e o que ocorre fora dela. Essa experiência permite que o aluno aprenda a buscar informações não apenas nos livros, mas coloca-o em contato com a realidade que está sendo estudada exigindo uma participação ativa na obtenção, seleção e interpretação dos dados coletados. Assim, o colégio Antares elege o estudo do meio como uma importante prática pedagógica, por contribuir na complementação dos estudos realizados em sala de aula, além de ser uma experiência que enriquece, amplia e consolida as relações entre alunos, professores e conhecimento.

Orientação Educacional

A orientadora educacional trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e intelectual, na resolução de conflitos e a descortinar as forças e contradições presentes no cotidiano escolar que podem interferir na aprendizagem, sempre em parceria com a equipe pedagógica. No atendimento aos pais e responsáveis promove a articulação entre escola e família.

Hora do Conto

A “Hora do Conto” é um encontro semanal, realizado na sala de leitura. As atividades propostas estimulam o desenvolvimento da linguagem oral, ampliam o vocabulário, fortalecem a interação dos alunos com perguntas e respostas, colaboram na capacidade de dar sequência lógica aos fatos, auxiliam nas formas de interpretação de textos para diferentes campos da linguagem. A apreciação do texto, o gosto pela leitura também são estimulados durante a contação de histórias. Nesse momento, a criança tem a oportunidade de transitar entre a realidade e a fantasia. Ouvir um bom texto, discutir as ideias do autor, ouvir o colega, saber o que o outro pensa, respeitar as opiniões são experiências importantes para a formação do leitor.

Orientação de Aprendizagem

A orientação de aprendizagem compõe o processo educativo na forma de recuperação paralela, oferecendo novas oportunidades para o aluno superar dificuldades e avançar na construção do conhecimento.

Pais e Escola

No colégio Antares, a parceria escola/família ocupa lugar de destaque no projeto educacional. Existem vários momentos em que a família se faz presente, entre eles a leitura de ficha de observação do aluno (FOA), a qual apresenta o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno. A escola conta com uma equipe de gestão responsável pelo atendimento/orientação aos pais quanto à vida escolar de seus filhos. Eventos como festa junina, Mostra Científico-cultural, passeio ciclístico são momentos de encontro entre família e escola.

Conheça os Professores do Ensino Fundamental I
  • Ana Carla G. Rostirolla - Coord. Pedagógica
Ana Carla Gomes
Coordenadora Pedagógica
  • Keli C. Graciano - Orientadora Educacional
Keli C. Graciano
Orientadora Educacional
  • Fabiana Aurora Colombo Garzella - Professora
Fabiana A. C. Garzella
Professora
  • Camila L. Panhoca - Professora
Camila L. Panhoca
Professora
  • Conceição A. Alonso - Professora
Conceição A. Alonso
Professora
  • Daniele S. Valério - Professora
Daniele S. Valério
Professora
  • Elenice R. de Oliveira - Professora
Elenice R. de Oliveira
Professora
  • Elisabete C. dos Santos - Professora
Elisabete C. dos Santos
Professora
  • Érica C. Quaio - Professora
Érica C. Quaio
Professora
  • Sheyla S. Valério - Professora
Sheyla S. Valério
Professora
  • Fernanda Cerioni - Professora
Fernanda Cerioni
Professora
  • Giovana C. Monteiro - Professora
Giovana C. Monteiro
Professora
  • Gisele Mantovani - Educação Física
Gisele Mantovani
Educação Física
  • Giuliana O. Souza - Inglês
Giuliana O. Souza
Inglês
  • Jaqueline T. Bettini - Professora
Jaqueline T. Bettini
Professora
  • Mirelli C. T. Vieira - Inglês
Mirelli C. T. Vieira
Inglês
  • Lourdes Castelani - Professora
Lourdes Castelani
Professora
  • Mariana da Silveira - Professora
Mariana da Silveira
Professora
  • Maria Lúcia Moscardini - Professora Orient. Estudos
Maria Lúcia Moscardini
Professora Orient. Estudos
  • Maria V. Oliveira - Artes
Maria V. Oliveira
Arte
  • Patrícia M. Claro - Teatro
Patrícia M. Claro
Teatro
  • Pedro César Zoppi - Música
Pedro César Zoppi
Música
  • Susi P. Ribeiro - Professora
Susi P. Ribeiro
Professora
  • Patrícia S. de A. Bergamini - Professora
Patrícia S. de A. Bergamini
Professora auxiliar
  • Matilde Forti Rocha - Professora
Matilde Forti Rocha
Professora
  • Valdirene Z. Amaral - Inglês
Valdirene Z. Amaral
Inglês
  • Milene Ferraz Santos - Professora Auxiliar
Milene Ferraz Santos
Professora Auxiliar
  • Karina de C. Gomes - Professora
Karina de C. Gomes
Professora
Estudo do Meio Ensino Fundamental I
Cronograma dos Estudos do Meio Previstos para o ano letivo
Ensino Fundamental I

1º Ano

Marcenaria em Americana - Conhecer a madeira como matéria-prima
Teatro de Marionetes Guarujá - Complementar conteúdo sobre a história do Circo e dos parques
Casa do Conto - Estimular a criatividade e incentivar o hábito da leitura
Casa de repouso ou Creche do idoso - Valorização e resgate de tradições
Sítio do Carroção (Tatuí) - Aprofundar conhecimentos sobre animais aquáticos e terrestres
Insetário (Horto de Tupi) - Aprofundar conhecimento sobre insetos
Parque de diversões e Circo - Complementar conteúdo para Mostra Científico-cultural


2º Ano

Centro de Prevenção a Cegueira (Americana) - Estudo da diversidade e multimeios dos cegos
Teatro sobre Monteiro Lobato - Aprofundar conhecimentos sobre a vida do autor e algumas obras
Editora Adonis (Americana) - Projeto "Como nasce um livro"
Estre (Paulínia) - Aprofundar conhecimentos sobre lixo para Mostra Científico-cultural
Teatro Mágico de Oz - Mostra Científico-cultural (filme escolhido)
Aula com prof. Fund. II - Aprofundar estudos sobre animais em extinção, meio ambiente e poluição


3º Ano

Aquário de São Paulo - Observação da diversidade de animais e observação da fauna aquática
Biblioteca Municipal de Americana - Incentivo à leitura e utilização deste espaço
Exposição Planeta Inseto (São Paulo) - Complementação de estudos sobre insetos para Mostra
Zooparque (Itatiba) - Observação, descrição e diferenciação das aves


4º Ano

Museu da água (Piracicaba) - Estudo sobre tratamento de água
Casarão de Salto Grande (Americana) - Estudo sobre a captação da água
Faber Castel (São Carlos) - Estudo sobre matéria-prima e industrialização
Plantarun (Nova Odessa) - Estudo dos biomas
República Lago (Leme) - Estudo das paisagens rural e urbana
Museu da Imigração, Praça central, Cemitério do Campo (Santa Bárbara d'Oeste) - Estudo Imigração


5º Ano

Planetário (Campinas) - Estudo sobre Astronomia
Um dia na aldeia (Cabreúva) - Estudo da cultura indígena
Fazenda Nossa Senhora da Conceição (Jundiaí) - Estudo das relações de trabalho

Conheça o Ensino Fundamental II

Introdução

A educação, por sua importância política merece destaque numa proposta de sociedade. Nesse contexto, a educação básica deve assegurar a formação do aluno, fundamentada nos pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser.

Sendo uma das etapas da educação básica, o ensino fundamental tem duração de 9 anos de escolaridade. A sua organização se estabelece em ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) e ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano ).

No colégio Antares, o ensino fundamental tem por função o desenvolvimento da capacidade de aprender, por meio de diferentes situações de aprendizagem que favoreçam o domínio da leitura, escrita, do cálculo matemático, do conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social, do sistema político, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade.



Nos processos de ensino e aprendizagem, o aluno é visto como sujeito concreto, histórico, que aprende e se desenvolve a partir das experiências vividas em seu cotidiano escolar e pelas interações com seus pares, mediadas por sujeitos mais experientes, através de intervenção pedagógica. Para oportunizar a apropriação do conhecimento, três momentos são relevantes: a socialização, a individualização e a interação. Nos anos finais do ensino fundamental, o trabalho com a oralidade, escrita, literatura, gramática e cálculo é essencial para promover o encontro com o mundo do conhecimento, num processo dialógico entre grupos, sociedade, nos seus diversos tempos e espaços.

Os conteúdos dos diferentes componentes curriculares são abordados em aulas, pesquisas, estudos do meio, projetos de trabalhos interdisciplinares, os quais são desenvolvidos por meio de ações do cotidiano escolar, como: observar, registrar, reformular, opinar, perceber, deduzir, emitir juízo, entre outras. A proposta curricular se assenta na articulação entre conceitos, procedimentos e atitudes – alicerce das práticas pedagógicas.

Sala ambiente espaço de aprendizagem

As salas-ambiente são laboratórios, nas quais os alunos encontram materiais didáticos, recursos pedagógicos específicos de cada componente curricular. Esse projeto propicia aos estudantes diferentes situações pedagógicas que favorecem o desenvolvimento de atividades importantes ao processo de aprendizagem.

Material didático

Nessa etapa da educação básica os recursos didáticos utilizados em sala de aula são escolhidos e elaborados pela equipe de professores. Nas diferentes áreas do conhecimento, os livros didáticos, obras literárias, revistas, jornais, equipamentos, tecnologias de informação são materiais que auxiliam no desenvolvimento das práticas pedagógicas.

Tutoria

A tutoria é uma estratégia utilizada para acompanhar os alunos de maneira individualizada e em grupo. Pressupõe um acompanhamento orientador com ênfase ao desenvolvimento global do aluno. O professor tutor é responsável por coletar informações sobre a vida escolar do aluno, orientá-lo no percurso educativo e apoiar seus processos de aprendizagem, além de informar aos pais sobre o desempenho acadêmico. O trabalho nesse processo é marcado pela orientação, estruturação e estímulo ao desenvolvimento de habilidades e competências voltadas a autonomia, colaboração e respeito mútuo.

Avaliação

A avaliação é um instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica que pressupõe a observação sistemática do aluno de forma processual. Nesse percurso, as informações coletadas auxiliam os professores a retomarem aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados. O processo de avaliação que acontece de maneira contínua, cumulativa e intrínseca, se constitui como um diagnóstico permanente do cotidiano escolar.

As ações se configuram em observação sistemática, registro das atividades e da participação nas diferentes propostas de trabalho realizadas, resultado das provas escritas e orais, simulados, seminários e projetos de pesquisa. Com início no 8º ano, o simulado, aplicado trimestralmente, é mais uma ferramenta que possibilita aos educadores análises e reflexões sobre os resultados acadêmicos e para os alunos um momento privilegiado para avaliar seus conhecimentos.

Língua inglesa

O ensino da língua inglesa apresenta como finalidade: fornecer ao estudante a aproximação a outras culturas, além de permitir o acesso à comunicação internacional. O trabalho pedagógico é desenvolvido com ênfase nas quatro habilidades básicas da comunicação: leitura, escrita, áudio-oral, além da integração às culturas britânica e americana, principais referências da língua inglesa como língua oficial.

As diferentes situações pedagógicas favorecem a participação dos alunos, pois a dinâmica das aulas é voltada para a prática oral. É nesse momento que as funções comunicativas e metalinguísticas da língua inglesa são trabalhadas e tornam-se significativas aos alunos. As turmas de cada classe são divididas em 2 grupos, cujo objetivo é favorecer a aprendizagem e a interação em sala de aula. A metodologia de trabalho utilizada é Learning Acquisition, por assimilação, como o de uma língua materna.

Estudos do Meio

O estudo do meio é um método utilizado para demonstrar aos alunos a estreita relação existente entre aquilo que se aprende na escola e fora dela.Essa experiência permite que o aluno aprenda a buscar informações não apenas nos livros, mas coloca-o em contato com a realidade que está sendo estudada, exigindo uma participação ativa na obtenção, seleção e interpretação dos dados coletados.

Assim, o colégio Antares elege o estudo do meio como uma importante prática pedagógica, por contribuir na complementação dos estudos realizados em sala de aula, além de ser uma experiência que enriquece, amplia e consolida as relações entre alunos e professores.

Projeto de pesquisa: diálogo da escola com a sociedade

O projeto de pesquisa, desenvolvido durante o ano letivo, com apresentação na Mostra Científico-cultural, tem como proposta: pesquisar e expor diferentes temáticas que afetam a vida em sociedade, decorrentes das desigualdades sociais, das descobertas, invenções, entre outros. Essa estratégia de trabalho está articulada aos diferentes conteúdos científicos e culturais presentes na organização curricular da escola.

No desenvolvimento do trabalho, os alunos assumem responsabilidades importantes quanto à execução do projeto: escolhem o tema, defendem a ideia para uma banca de examinadores, realizam pesquisas, entrevistas e visitas, sob a orientação do professor tutor que direciona os trabalhos no decorrer do ano letivo. Os trabalhos de pesquisa têm como essência desenvolver o perfil investigador, dinamizar a sala de aula, estabelecer relações com o objeto de estudo, desenvolver capacidades de observação, liderança, reflexão, criação e os princípios colaborativos à resolução de problemas na coletividade.

Monitoria: mais saber, mais conhecer

A monitoria, como atividade pedagógica, promove situações de estudos escolares, a partir da cooperação entre os próprios estudantes, desenvolvendo técnicas de estudo para aprimorar seu desempenho acadêmico. Nessa atividade, no contraperíodo, os alunos se inscrevem para vivenciarem situações de aprendente e ensinante, experiência que traz benefícios para ambos. Os grupos de monitoria são importantes estratégias para que os alunos avancem no processo de aprendizagem, como também possibilitam a oportunidade para os monitores compartilharem seus conhecimentos.

Orientação educacional: acompanhamento escolar eassembleia de alunos

Nos anos finais do ensino fundamental o trabalho de orientação educacional acontece diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal, intelectual e social, em parceria com os professores, para compreender o perfil dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles. No âmbito pedagógico contribui na organização e realização da proposta pedagógica.

O acompanhamento do rendimento escolar do aluno é realizado durante todo o ano letivo, de forma contínua e sistemática. Para isso, são apresentadas análises trimestrais das notas dos alunos, a fim de refletir sobre o seu rendimento e traçar um plano de ação para recuperação de conteúdos e notas, quando necessário.

As assembleias de alunos são momentos específicos para o diálogo, destinados a discutir/refletir a convivência e as relações interpessoais na escola. A construção desses momentos acontece nas turmas dos 6ºs a 9ºs anos com a intenção de dar direito de voz ao aluno.

Pais e Escola

No colégio Antares, a parceria escola/família ocupa lugar de destaque no projeto educacional. Existem vários momentos em que a família se faz presente, entre eles a leitura de ficha de observação do aluno (FOA), a qual apresenta o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno.

A escola conta com uma equipe de gestão responsável pelo atendimento/orientação aos pais quanto a vida escolar de seus filhos. Eventos como festa junina, Mostra Científico-cultural, passeio ciclístico são momentos de encontro entre família e escola.

Professores do Ensino Fundamental II
  • Adriana S. Aguiar - Coord. Pedagógica
Adriana S. Aguiar
Coordenadora Pedagógica
  • Keli C. Graciano - Orientadora Educacional
Keli C. Graciano
Orientadora Educacional
  • Álvaro H. Ribeiro - Filosfia
Álvaro H. Ribeiro
Filosofia
  • Vani Aparecida da Silva - Auxiliar de Coordenação
Vani Aparecida da Silva
Auxiliar de Coordenação
  • Andréia dos Santos - Inglês
Andréia dos Santos
Inglês
  • Wanda C. Pivetta - Geografia
Wanda C. Pivetta
Geografia
  • Eloize Luvesuto Pires - Ciências Naturais
Eloize Luvesuto Pires
Ciências Naturais
  • Dulcilei Ramella - Matemática
Dulcilei Ramella
Matemática
  • Felipe Gava Cardoso - História
Felipe Gava Cardoso
História
  • Fabio Pereira Nunes - Geografia
Fabio Pereira Nunes
Geografia
  • Mirelli C. T. Vieira - Inglês
Mirelli C. T. Vieira
Inglês
  • Giuliana Oliveira - Inglês
Giuliana Oliveira
Inglês
  • Maíra C. de S. Moreira - Inglês
Maíra C. de S. Moreira
Inglês
  • Juliano C. de Almeida - Ciências Naturais
Juliano C. de Almeida
Ciências Naturais
  • Nanci Martinelli Boldrini - Artes
Nanci Martinelli Boldrini
Artes
  • Maria Vanderlania - Artes
Maria Vanderlania
Artes
  • Noemy R. C. Lahr - Língua Portuguesa
Noemy R. C. Lahr
Língua Portuguesa
  • Nicolau Schoenmaker - História
Nicolau Schoenmaker
História
  • Plínio Henrique da Silva - Educação Física
Plínio Henrique da Silva
Educação Física
  • Patrícia Mello Claro - Teatro Aplicado a Educação
Patrícia Mello Claro
Teatro Aplicado a Educação
  • Renato Conterato - Língua Portuguesa
Renato Conterato
Língua Portuguesa
  • Priscila Martinelli Bem - Língua Portuguesa
Priscila Martinelli Bem
Língua Portuguesa
  • Silvana Z. Michelani - Ed. Física
Silvana Z. Michelani
Ed. Física
  • Rosa Ap. Costa Zoppi - Matemática
Rosa Ap. Costa Zoppi
Matemática
  • André Papoy de Arruda - Matemática
André Papoy de Arruda
Matemática
  • Ana Maria Favarelli - Redação
Ana Maria Favarelli
Redação
Estudo do Meio Ensino Fundamental II
Saídas Pedagógicas Previstas para 2017

Estudos do meio 6º ano
Disciplinas Envolvidas

Serra do Japi

Day Camp (República Lago) Leme/SP

CEU (Centro de Estudos do Universo) Brotas/SP

Peça Teatral

Geografia / Ciências/Ed. Física

Inglês

Ciências / Geografia

Teatro / Língua Portuguesa
Estudos do meio 7º ano
Disciplinas Envolvidas

Santos /Paranapiacaba / Parque Nacional da Serra do Mar

Pinacoteca / João Carlos Marinho / Mercado Municipal - SP

Salão Internacional do Humor Piracicaba

Peça Teatral

Geografia / História / Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

Arte / Língua Portuguesa

Teatro / Língua Portuguesa
Estudos do meio 8º ano
Disciplinas Envolvidas

UNESP – Estação Meteorológica e Anatomia – Rio Claro/SP

Memorial da América Latina / Museu do Futebol - SP

Cidades Históricas – Minas Gerais

Peça Teatral

Geografia / Ciências

Geografia / Ed. Física / História

História / Arte / L.P / Matemática

Teatro / Língua Portuguesa
Estudos do meio 9º ano
Disciplinas Envolvidas

MASP / Peça teatral Grupo Ria - SP

Show da Física / Catavento - SP

Salão Internacional do Humor / Museu da Água de Piracicaba


Língua Portuguesa / Arte

Ciências / Matemática

Arte / Língua Portuguesa / História / Geografia / Ciências

Conteúdo Semanal - 9° V - Ensino Fundamental II
Semana: 16

Segunda-feira
27/11
Matemática
Matemática financeira
Exercícios
Individual
Misto
Observação da execução
Matemática
Matemática financeira
Exercícios
Individual
Misto
Observação da execução
Língua Portuguesa
Sintaxe Aplicada
Exercícios
Individual
Dissertativos
Observação da execução
Língua Portuguesa
Sintaxe Aplicada
Exercícios
Individual
Dissertativos
Correção coletiva
Quarta-feira
29/11
Matemática
Função Quadrática
Exercícios
Individual
Misto
Observação da execução
Matemática
Função Quadrática
Exercícios
Individual
Misto
Observação da execução
Ciências
Processos de transferência de calor
Exercícios
Individual
Dissertativos
Observação da execução
Ciências
Processos de transferência de calor
Exercícios
Individual
Dissertativos
Observação da execução
Conteúdo Semanal - 9° V - Ensino Fundamental II
Semana: 16

Segunda-feira
27/11
Matemática
Matemática financeira
Exercícios
Individual
Misto
Observação da execução
Matemática
Matemática financeira
Exercícios
Individual
Misto
Observação da execução
Língua Portuguesa
Sintaxe Aplicada
Exercícios
Individual
Dissertativos
Observação da execução
Língua Portuguesa
Sintaxe Aplicada
Exercícios
Individual
Dissertativos
Correção coletiva
Quarta-feira
29/11
Matemática
Função Quadrática
Exercícios
Individual
Misto
Observação da execução
Matemática
Função Quadrática
Exercícios
Individual
Misto
Observação da execução
Ciências
Processos de transferência de calor
Exercícios
Individual
Dissertativos
Observação da execução
Ciências
Processos de transferência de calor
Exercícios
Individual
Dissertativos
Observação da execução
Mostra 2017
Abaixo Arquivos Relacionados XIV Mostra Científico-Cultural - 2017

- Diretrizes - Fundamental II

Inglês
Conteúdo