Colégio Antares Nossa Maior Estrela é voce FACEBOOK TWITTER
Conheça o EF I

Introdução

A educação, por sua importância política merece destaque numa proposta de sociedade. Nesse contexto, a educação básica deve assegurar a formação do aluno, fundamentada nos pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser.

Sendo uma das etapas da educação básica, o ensino fundamental tem duração de 9 anos de escolaridade. A sua organização se estabelece em  ensino fundamental I (do 1º ao 5º ano) e ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano ) .
No colégio Antares, o ensino fundamental tem por função o desenvolvimento da capacidade de aprender, por meio de diferentes situações de aprendizagem que favoreçam o domínio da leitura, escrita, do cálculo matemático, do conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social, do sistema político, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade. 
Nos processos de ensino e aprendizagem o aluno é visto como sujeito concreto, histórico, que aprende e se desenvolve a partir das experiências vividas em seu cotidiano escolar e pelas interações com seus pares, mediadas por sujeitos mais experientes. São eixos do trabalho pedagógico: os processos interativos, o trabalho em grupo, a imaginação, a brincadeira, a intervenção do professor.

 

Organização Curricular

Para contemplar a dimensão da construção de competências e habilidades nos processos de aprendizagem, as práticas pedagógicas se assentam numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A organização curricular está agrupada em componentes curriculares e os professores polivalentes são responsáveis pelas áreas da língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, filosofia e os especialistas nas áreas de educação física, arte, teatro, informática, inglês e música.

 

Material Didático

Nessa etapa da educação básica os materiais didáticos utilizados em sala de aula são escolhidos pela equipe de professores. Nas diferentes áreas do conhecimento, os livros didáticos, obras literárias, revistas, enciclopédias, jornais, jogos educativos, sucatas são materiais que auxiliam no desenvolvimento do trabalho pedagógico, como também os equipamentos e as tecnologias de informação e comunicação.

 

Língua Inglesa

O ensino da língua inglesa apresenta como finalidade: fornecer ao estudante a aproximação a outras culturas, além de permitir o acesso à comunicação internacional. O trabalho pedagógico é desenvolvido com ênfase nas quatro habilidades básicas da comunicação: leitura, escrita, áudio-oral, além da integração às culturas britânica e americana, principais referências da língua inglesa como língua oficial. As diferentes situações pedagógicas favorecem a participação dos alunos, pois a dinâmica das aulas é voltada para a prática oral. 
É nesse momento que as funções comunicativas e metalinguísticas da língua inglesa são trabalhadas e tornam-se significativas aos alunos. A partir do 4º ano do ensino fundamental, as turmas de cada classe são dividas em 2 grupos, para favorecer a aprendizagem e a interação em sala de aula. A metodologia de trabalho utilizada é Learning Acquisition, por assimilação, como o de uma língua materna.

 

Avaliação

Os processos de avaliação consideram o desenvolvimento do aluno de forma integral. Nesse percurso, as informações coletadas auxiliam os professores a retomarem aspectos que devem ser revistos, ajustados e  a avançarem naqueles reconhecidos como adequados. A avaliação das aprendizagens acontece de forma contínua, cumulativa e processual e se constitui como um diagnóstico permanente do cotidiano escolar. 
Nos anos iniciais, as ações se configuram em observação sistemática do aluno, registro das atividades realizadas e participação nas diferentes propostas de trabalho. A partir do 4º ano, além destes aspectos, considera-se também o resultado das provas escritas e orais.

 

Mostra Científico-cultural

 A Mostra Científico-cultural é um evento que apresenta à comunidade o resultado dos projetos desenvolvidos durante o ano. Nosso objetivo é formar um aluno pesquisador com capacidade para escolher uma problemática, coletar dados, selecionar informações e realizar um trabalho científico com habilidades para pensar,  refletir, propor soluções sobre problemas atuais, trabalhar e cooperar com o grupo. 
As temáticas propostas expõem diferentes assuntos que afetam a vida em sociedade, decorrentes das desigualdades sociais, das descobertas, invenções, entre outros. Essa estratégia de trabalho está articulada aos diferentes conteúdos científicos e culturais presentes na organização curricular da escola. 
Nos anos iniciais do fundamental, os temas, objetos de estudo, surgem de problemáticas suscitadas pelo grupo de alunos, sob a orientação do professor. As pesquisas, visitas, estudos relacionados ao tema são investigados no decorrer do ano letivo e o resultado do trabalho é apresentado na Mostra Científico-cultural.

 

Estudos do Meio

O estudo do meio é um método utilizado para demonstrar aos alunos a estreita relação existente entre aquilo que se aprende na escola e o que ocorre fora dela. Essa experiência permite que o aluno aprenda a buscar informações não apenas nos livros, mas coloca-o em contato com a realidade que está sendo estudada exigindo uma participação ativa na obtenção, seleção e interpretação dos dados coletados. Assim, o colégio Antares elege o estudo do meio como uma importante prática pedagógica, por contribuir na complementação dos estudos realizados em sala de aula, além de ser uma experiência que enriquece, amplia e consolida as relações entre alunos, professores e conhecimento.

 

Orientação Educacional

A orientadora educacional trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal e intelectual, na resolução de conflitos e a descortinar as forças e contradições presentes no cotidiano escolar que podem interferir na aprendizagem, sempre em parceria com a equipe pedagógica. No atendimento aos pais e responsáveis promove a articulação entre escola e família.

 

Hora do Conto

A “Hora do Conto” é um encontro semanal, realizado na sala de leitura. As atividades propostas estimulam o desenvolvimento da linguagem oral, ampliam o vocabulário, fortalecem a interação dos alunos com perguntas e respostas, colaboram na capacidade de dar sequência lógica aos fatos, auxiliam nas formas de  interpretação de textos para diferentes campos da linguagem. 
A apreciação do texto, o gosto pela leitura também são estimulados durante a contação de histórias. Nesse momento, a criança tem a oportunidade de transitar entre a realidade e a fantasia. Ouvir um bom texto, discutir as ideias do autor, ouvir o colega, saber o que o outro pensa, respeitar as opiniões são experiências importantes para a formação do leitor.

 

Orientação de Aprendizagem

A orientação de aprendizagem compõe o processo educativo na forma de recuperação paralela, oferecendo novas oportunidades para o aluno superar dificuldades e avançar na construção do conhecimento.

 

Pais e Escola

No colégio Antares, a parceria escola/família ocupa lugar de destaque no projeto educacional. Existem vários momentos em que a família se faz presente,  entre eles a leitura de ficha de observação do aluno (FOA), a qual apresenta o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno. A escola conta com uma equipe de gestão responsável pelo atendimento/orientação aos pais quanto à vida escolar de seus filhos. Eventos como festa junina, Mostra Científico-cultural, passeio ciclístico são momentos de encontro entre família e escola.