Colégio Antares Nossa Maior Estrela é voce FACEBOOK TWITTER
Proposta Pedagógica

Para o colégio Antares, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança acontecem nas interações com a sociedade, a cultura e a própria história de vida. Nesse processo, a linguagem é o fator determinante. O fazer pedagógico na educação infantil do colégio Antares se desenvolve ancorado em três pilares: 


O LÚDICO 
Compreendido como necessidade básica da criança, caracteriza as ações infantis que são planejadas e executadas a partir de objetivos de aprendizagem, previamente planejados e que ultrapassam o simples brincar. A prática lúdica facilita a aprendizagem e o desenvolvimento dos processos de sociabilidade, comunicação, expressão e construção do conhecimento. Os momentos rotineiros do brincar espontâneo que explora e expande o faz de conta, a criatividade e a inventividade também estão garantidos neste pilar.

O CONHECIMENTO 
A construção de vínculos com as diferentes áreas de conhecimento se inicia na educação infantil. As atividades são planejadas como mediadoras entre o modo de ser da criança e o conhecimento elaborado. A busca da aprendizagem e do desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes refletem a construção da autonomia, respeito, colaboração e ética, nas relações consigo mesma e com o outro.

A PSICOMOTRICIDADE
Possibilita atuar sobre o desenvolvimento motor, afetivo, cognitivo e social, com o objetivo de promover a interação e permitir transformações que resultem em maior flexibilidade na relação consigo mesmo, seu próprio corpo, com o outro e, especialmente, com a aprendizagem.