Colégio Antares Nossa Maior Estrela é voce FACEBOOK TWITTER
Projetos de Estudos

O projeto de estudos é estratégia privilegiada de intervenção pedagógica intencional, e favorece a mediação nos processos de internalização, aprendizagem e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Investigar, pesquisar e estudar são propostas específicas da cultura escolar.  


Os grupos de crianças constroem significados à medida que dialogam entre si, com as professoras e com os diferentes instrumentos culturais disponíveis. Na educação infantil, a criança se empenha para compreender tanto o universo do cotidiano quanto as manifestações do conhecimento formal. Nesse sentido, os principais objetivos dos projetos de estudos são:


• Estimular a prática da pesquisa científica;

• Ampliar o universo de conhecimentos;

• Possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento das categorias superiores de pensamento.

 


 

 

O brincar na Educação Infantil do Colégio Antares

A brincadeira infantil não pode ser sufocada pelo uso didático e nem esvaziada do lúdico. Brincar é uma forma de aprender, mas é muito mais que isso. Brincar é prática social e simbólica, forma de interação e construção de sentido para a vida. Por meio da brincadeira a criança é provocada para a imaginação, expressão, compreensão, confronto, transformação e existência. Ao brincar, expressa afetividades, cognição, sociabilidade e motricidade. Para Vygotsky a brincadeira tem papel fundamental na constituição do pensamento e cria zonas de desenvolvimento proximal (ZDP). Conclusivamente,  brincar é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento saudável da criança na educação infantil.

 

Áreas do conhecimento

A opção metodológica adotada pela educação infantil do colégio Antares possibilita uma visão integralizadora do saber e do homem na medida em que trata o objeto do conhecimento não só conceitualmente, mas também, as diferentes formas de abordá-lo e valorá-lo garantindo aos alunos aprendizagem qualitativa e tempo para ser criança.

Alicerçados na intencionalidade educativa e na importância da educação infantil para a constituição do conhecimento, o colégio Antares proporciona para o convívio das crianças de dois a cinco anos os elementos essenciais dos códigos e linguagens, o que inclui artes cênicas e inglês; ciências da natureza e matemática e ciências humanas. A estruturação das ideias transformadoras sobre o mundo em que vivem, não é gerada espontaneamente, mas depende de informações e intervenções pedagógicas adequadas, com sentido para a criança, num processo contínuo de mediação.

O conhecimento é construído na interação da criança com o objeto de conhecimento e se efetiva a partir da internalização resultante da experiência. No contato e uso da língua inglesa, as crianças da educação infantil do colégio Antares participam das aulas e internalizam a comunicação na segunda língua. Nas aulas de artes cênicas, são proporcionadas práticas de expressão dramática através da expressão oral e corporal. Estão presentes também o imaginário, a criação, a comunicação, a valorização da confiança e, ainda, a compreensão de elementos culturais da história da literatura, do dia a dia, do cotidiano, de brincadeiras e brinquedos.

 

A hora da fruta

Além da hora habitual do lanche, todos os dias as crianças participam do momento de socialização das frutas. Esse é um momento muito especial porque oportuniza o contato com variadas frutas. As frutas são oferecidas em pequenas quantidades, de forma a encorajá-las à experimentação de diferentes sabores. A degustação junto aos colegas é uma experiência muito divertida e colabora para que as frutas façam parte da rotina alimentar.